quinta-feira, 5 de maio de 2011

Saúde dos brasileiros é tema de edição especial da revista The Lancet

Lançamento da série composta por seis artigos contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha

A revista inglesa The Lancet, uma das mais influentes publicações médicas do mundo, lança em Brasília uma edição especial sobre a saúde dos brasileiros. Uma série de seis artigos reúne 29 especialistas em saúde pública de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. O lançamento será realizado no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), nos dias 9 e 10 de maio.

Os artigos fazem uma ampla revisão sobre saúde e assistência médica da população brasileira, baseada em documentos e em análises originais de dados epidemiológicos. Os estudos ainda descrevem a história da assistência médica no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde, assim como a evolução recente das principais doenças e fatores de risco que afligem o Brasil. Os temas são: Sistema de saúde brasileiro, saúde materno-infantil, doenças infecciosas, doenças crônicas, violência e lesões no Brasil, condições de saúde e inovações nas políticas públicas de saúde.

A cerimônia de lançamento da série especial da The Lancet contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; de representantes da OPAS/OMS; editores da revista The Lancet, e dos autores dos artigos – de instituições como Fiocruz, USP, e das universidades Federais do Rio de Janeiro, do Rio grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, entre outras.

A programação conta ainda com a realização de mesas redondas, momento em que os autores dos artigos farão uma apresentação sobre os estudos: O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios; Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios; Sucessos e fracassos no controle de doenças infecciosas no Brasil: o contexto social e ambiental, políticas, intervenções e necessidades de pesquisas; Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais; Violência e lesões no Brasil: efeitos, avanços alcançados e desafios futuros; e Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer. O evento é aberto ao público e não haverá inscrição. A abertura, no dia 9, será às 14h.

THE LANCET

O Periódico "The Lancet" é considerado hoje uma referência em diagnósticos e pareceres da área médica em todo mundo. Sua credibilidade e isenção garantem uma ampla divulgação de conhecimentos aprofundados em disciplinas-chave da medicina, assinados por médicos conceituados internacionalmente.

Para acessar os links dessa Revista Eletrônica, é necessário ser assinante. Porém, para o caso em questão, a assinatura é totalmente gratuita, bastando ao interessado fazer um pequeno cadastro no site : http://www.thelancet.com/

O jornal “The Lancet” surgiu em 5 de outubro de 1823. Desde o início, o objetivo de seu fundador, Thomas Wakley, foi divertir, instruir e transformar. A instrução veio na forma de transcrição de palestras médicas das instituições de ensino de Londres; o entretenimento nos primórdios do jornal consistia de críticas de teatro e comentários políticos pungentes. Mas o “The Lancet” sempre foi, antes de tudo, um jornal médico reformista. Thomas Wakley e seus sucessores visavam combinar a publicação do melhor da Ciência Médica no mundo com o zelo de se opor às forças debilitantes dos valores da Medicina, quer sejam políticas, sociais ou comerciais.

Mais de 180 anos depois, The Lancet é tida como uma voz independente e de autoridade na Medicina global. A revista afirma buscar publicar pesquisas médicas de alta qualidade que irão alterar e aperfeiçoar as práticas médicas.

Serviço:

Seminário de lançamento da Série Lancet Brasil
Data: 9 e 10 de maio (9 de maio – das 14h às 18h; 10 de maio – das 9h às 18h)
Local: Sede da Organização Pan-Americana de Saúde – Setor de Embaixadas Norte, Lotes 19
Informações: (61) 3329-4582 – Nayane Taniguchi

www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br
ascombrasilia@fiocruz.br

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da FIOCRUZ Brasília: (61) 3329-4582

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: