Saúde dos brasileiros é tema de edição especial da revista The Lancet

Lançamento da série composta por seis artigos contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha

A revista inglesa The Lancet, uma das mais influentes publicações médicas do mundo, lança em Brasília uma edição especial sobre a saúde dos brasileiros. Uma série de seis artigos reúne 29 especialistas em saúde pública de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. O lançamento será realizado no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), nos dias 9 e 10 de maio.

Os artigos fazem uma ampla revisão sobre saúde e assistência médica da população brasileira, baseada em documentos e em análises originais de dados epidemiológicos. Os estudos ainda descrevem a história da assistência médica no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde, assim como a evolução recente das principais doenças e fatores de risco que afligem o Brasil. Os temas são: Sistema de saúde brasileiro, saúde materno-infantil, doenças infecciosas, doenças crônicas, violência e lesões no Brasil, condições de saúde e inovações nas políticas públicas de saúde.

A cerimônia de lançamento da série especial da The Lancet contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; de representantes da OPAS/OMS; editores da revista The Lancet, e dos autores dos artigos – de instituições como Fiocruz, USP, e das universidades Federais do Rio de Janeiro, do Rio grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, entre outras.

A programação conta ainda com a realização de mesas redondas, momento em que os autores dos artigos farão uma apresentação sobre os estudos: O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios; Saúde de mães e crianças no Brasil: progressos e desafios; Sucessos e fracassos no controle de doenças infecciosas no Brasil: o contexto social e ambiental, políticas, intervenções e necessidades de pesquisas; Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais; Violência e lesões no Brasil: efeitos, avanços alcançados e desafios futuros; e Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer. O evento é aberto ao público e não haverá inscrição. A abertura, no dia 9, será às 14h.

THE LANCET

O Periódico "The Lancet" é considerado hoje uma referência em diagnósticos e pareceres da área médica em todo mundo. Sua credibilidade e isenção garantem uma ampla divulgação de conhecimentos aprofundados em disciplinas-chave da medicina, assinados por médicos conceituados internacionalmente.

Para acessar os links dessa Revista Eletrônica, é necessário ser assinante. Porém, para o caso em questão, a assinatura é totalmente gratuita, bastando ao interessado fazer um pequeno cadastro no site : http://www.thelancet.com/

O jornal “The Lancet” surgiu em 5 de outubro de 1823. Desde o início, o objetivo de seu fundador, Thomas Wakley, foi divertir, instruir e transformar. A instrução veio na forma de transcrição de palestras médicas das instituições de ensino de Londres; o entretenimento nos primórdios do jornal consistia de críticas de teatro e comentários políticos pungentes. Mas o “The Lancet” sempre foi, antes de tudo, um jornal médico reformista. Thomas Wakley e seus sucessores visavam combinar a publicação do melhor da Ciência Médica no mundo com o zelo de se opor às forças debilitantes dos valores da Medicina, quer sejam políticas, sociais ou comerciais.

Mais de 180 anos depois, The Lancet é tida como uma voz independente e de autoridade na Medicina global. A revista afirma buscar publicar pesquisas médicas de alta qualidade que irão alterar e aperfeiçoar as práticas médicas.

Serviço:

Seminário de lançamento da Série Lancet Brasil
Data: 9 e 10 de maio (9 de maio – das 14h às 18h; 10 de maio – das 9h às 18h)
Local: Sede da Organização Pan-Americana de Saúde – Setor de Embaixadas Norte, Lotes 19
Informações: (61) 3329-4582 – Nayane Taniguchi

www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br
ascombrasilia@fiocruz.br

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da FIOCRUZ Brasília: (61) 3329-4582

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo