Certificados dos treinamentos online do Portal de Periódicos serão autenticados

A Coordenação-Geral do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está sempre em busca de melhorar os serviços oferecidos para atender às necessidades da comunidade acadêmica brasileira. Uma das melhorias recém-implementadas é o novo modelo para verificação de autenticidade dos certificados de participação nos treinamentos online.

Sempre que se forma uma turma do curso, os participantes da sessão têm direito ao certificado com informações da capacitação, acessível pelo Meu espaço. A partir de agora, os certificados emitidos vão conter a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. A medida, implementada em 3 de agosto, visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade.

A capacitação oferecida pela CAPES para que os usuários conheçam os recursos do Portal de Periódicos é gratuita e acessível a todos os interessados vinculados às instituições participantes do programa. Para realizar inscrição, é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de Treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada.

A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. O usuário recebe três e-mails até a data da capacitação. Na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição. O segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido. Por fim, o usuário recebe o link da sala de aula virtual e instruções para acesso.

A tecnologia utilizada pela CAPES é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os treinamentos são divididos por áreas do conhecimento e ocorrem de segunda a sábado, em horários variados. Cada sessão tem carga horária de três horas.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo