Sociedade Americana de Nutrição disponibiliza acesso a quatro títulos da área

Alimentação é assunto sério. Para auxiliar grande parte da população que não sabe como seguir bons hábitos – apesar do interesse e da boa intenção muitas vezes estarem presentes – existe um profissional que se qualifica nessa seara: o nutricionista. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza no seu acervo várias opções de pesquisa para especialistas da área, incluindo* os periódicos da American Society for Nutrition (ASN). 

O Brasil apresenta crescente preocupação com os problemas de nutrição que assolam o país e o mundo. Tanto que foi, segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira nação a se comprometer formalmente com metas específicas para a Década de Ação em Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU). O envolvimento foi consolidado em maio deste ano, durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As metas estabelecidas têm relação com o aumento de peso e os hábitos alimentares dos brasileiros. São elas: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, reduzir o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais em, pelo menos, 30% da população adulta, e ampliar o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente em, no mínimo, 17%.

Entre nutricionistas e técnicos de nutrição registrados pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje o Brasil tem mais de 140 mil profissionais. O acesso à informação técnica e científica é de fundamental relevância para fomentar os estudos da área e contribuir para a redução dos hábitos nocivos da população. A ASN edita quatro periódicos especializados no segmento: o American Journal of Clinical Nutrition, o Journal of Nutrition, o Advances in Nutrition e o Current Developments in Nutrition. 

O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir da opção Buscar base ou por cada título, no link Buscar periódico. Os títulos também podem ser localizados na plataforma Highwire Press.

The American Journal of Clinical Nutrition (Imagem: AJCN)
The American Journal of Clinical Nutrition (AJCN)

O título publica pesquisas recentes sobre temas em nutrição, como obesidade, vitaminas e minerais, doenças relacionadas a problemas de nutrição e metabolismo energético. O AJCN foi o único periódico de nutrição a ser selecionado pela Associação de Bibliotecas Especiais (Special Libraries Association – SLA) como uma das 100 revistas científicas mais influentes em Biologia e Medicina dos últimos 100 anos. O conteúdo disponível no Portal varia de 1952 até o ano corrente.

The Journal of Nutrition (Imagem: JN)
The Journal of Nutrition (JN)

O JN se dedica a publicar de maneira rápida estudos originais sobre todos os aspectos da nutrição humana e animal. Altamente citado e recomendado, segundo informações da ASN, os artigos do JN são frequentemente consultados por pesquisadores, líderes governamentais e profissionais de saúde que exigem os dados mais recentes para tomar decisões clínicas e políticas relacionadas à saúde. Disponível no Portal de Periódicos a partir de 1928 até o presente.

Advances in Nutrition: An International Review Journal (Imagem: AN)
Advances in Nutrition: An International Review Journal (AN)
A revista científica AN publica artigos de revisão que destacam o significado da pesquisa recente em nutrição e ilustram o papel central da nutrição para promoção da saúde e prevenção de doenças. Com conteúdo inovador, o título acompanha o crescimento da demanda pelo conhecimento nutricional mais recente e já se tornou um recurso confiável entre publicações acadêmicas do segmento. O conteúdo está disponível a partir de 2010 até a edição corrente.


Current Developments in Nutrition (Imagem: CDN)
Current Developments in Nutrition (CDN)
A ASN expandiu seu programa de publicações em 2017 com o lançamento do CDN – periódico que engloba todas as ciências da nutrição em formato open access. O título publica desde estudos profundos e mecanicistas em níveis moleculares, bioquímicos e celulares até pesquisas sobre metabolismo e saúde clínica. Artigos de áreas de pesquisas emergentes, como políticas de alimentação e nutrição, sistemas agrícolas e alimentares, educação nutricional, avaliação dietética e alimentação animal, também compõem o escopo do CDN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca oferece treinamentos sobre uso do Scopus, ScienceDirect e Mendeley

Biblioteca oferecerá mais uma edição da capacitação para o uso do Mendeley