Atuação do fisioterapeuta esportivo ganha destaque no Brasil

Com o passar dos anos e o aumento do número de patologias relacionadas ao sedentarismo, os brasileiros têm buscado cada vez mais a prática de atividades esportivas para aumentar a qualidade de vida. Várias categorias das Ciências da Saúde se encaixam nesse quadro, como Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Visando os profissionais que atuam nas áreas relacionadas, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contempla em seu acervo o título Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy (JOSPT).

Dados divulgados pelo Ministério do Esporte em 2016 relatam que 54% da população brasileira pratica algum tipo de atividade física ou esportes regularmente. Com isso o fisioterapeuta esportivo ganha espaço, por ser um profissional capaz de avaliar, identificar e prevenir disfunções relacionadas ao risco de lesão. No Brasil, mais de 500 profissionais recebem o título de especialista em fisioterapia esportiva, reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (SONAFE Brasil).

Segundo o COFFITO existem hoje mais de 260 mil profissionais registrados, entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Diante dos registros, a tendência é que a produção científica nacional cresça e que os profissionais estejam cada vez mais qualificados para atender a demanda.

Editado pela American Physical Therapy Association, o JOSPT tem um forte papel nesse sentindo, atuando como referencial bibliográfico especializado. A publicação abriga conteúdo cientificamente rigoroso e clinicamente relevante para fisioterapeutas e outros profissionais na comunidade de saúde para promover boas práticas relacionadas ao esporte em todo o mundo. Para este fim, o periódico apresenta pesquisa recente baseada em evidências e casos clínicos de saúde musculosquelética, lesões e reabilitação, incluindo Fisioterapia, Ortopedia, Medicina Esportiva e Biomecânica.

O conteúdo assinado pela CAPES para a comunidade acadêmica varia desde o início da produção da revista científica, em 1979, até a edição atual – outubro/2017. O volume mais recente trata com ênfase de crianças e adolescentes, com 16 artigos que abordam condições muscoesqueléticas, dor lombar, desenvolvimento psicomotor, hipermobilidade articular sistêmica, entre outros tópicos. As edições estão disponíveis¹ em texto completo.

Com um fator de impacto de 2.825, o JOSPT está entre as revistas científicas de Fisioterapia de maior classificação no Journal Citation Reports² (JCR 2016) – Science Edition, da Clarivate Analytics. Ele é o oitavo dos 65 periódicos na categoria de Reabilitação; o 12º de 75 títulos em Ortopedia; e novamente o 12º de 81 publicações em Ciências do Esporte. 

Para acessar o conteúdo, entre na opção Buscar periódico do Portal.

¹Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.
²Pesquisa realizada no JCR em 02/10/2017

Alice Oliveira dos Santos

Fonte: Portal CAPES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Brasil aprova uso de botox para tratamento de enxaqueca

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar