Acesso CAFe e Meu espaço: dois serviços diferentes disponíveis para os usuários do Portal de Periódicos

Com o objetivo de melhorar a visualização de áreas importantes da biblioteca virtual da CAPES, a Coordenação-Geral do Portal de Periódicos implementou uma melhoria no design da página principal.
A novidade que está no ar desde março desse ano é que o “Acesso CAFe” e o “Meu Espaço” não aparecem mais na mesma área. Os links foram separados e os usuários têm acesso a cada campo de forma individual, ambos dispostos no menu superior da home.
Saiba qual é a finalidade de cada serviço:


Acesso CAFe
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que permite o acesso remoto – “Acesso CAFe” – ao acervo do Portal de Periódicos. Por meio desse recurso, o usuário pode acessar os conteúdos assinados pela CAPES de qualquer lugar e a qualquer hora, basta estar conectado à internet.
O serviço apresenta a grande vantagem de não sobrecarregar a rede da instituição. Isso porque a tecnologia da CAFe realiza a identificação do vínculo institucional do usuário, utilizando qualquer rede de internet disponível.
Cada instituição de ensino e pesquisa é responsável pela adesão e implementação do serviço junto à RNP, bem como pela liberação do acesso aos seus usuários. Assim, as dúvidas e os problemas relacionados ao “Acesso CAFe” e a outros tipos de acesso remoto que a instituição disponibiliza devem ser esclarecidos na biblioteca ou no setor de TI da instituição à qual o usuário está vinculado.
Acesse aqui mais informações sobre a CAFe.

Meu espaço
O “Meu espaço” é uma área administrada pela equipe do Portal de Periódicos e oferece vários recursos, que permitem ao pesquisador montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal e guardar seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual permanente.
O cadastro no “Meu espaço” é opcional e sem vínculo ao “Acesso CAFe", tendo login e senha diferentes para cada serviço. Os usuários registrados no “Meu espaço” recebem o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos e podem se inscrever nos treinamentos online, além de ter acesso ao certificado digital da capacitação.
É importante destacar que o cadastro no “Meu espaço” não interfere no tipo de acesso realizado ao Portal de Periódicos, ou seja, o usuário pode acessar a biblioteca virtual independente de possuir login e senha nessa área.
Para esclarecimento de dúvidas sobre o “Meu Espaço”, o Portal de Periódicos disponibiliza como canal de atendimento ao usuário o e-mail periodicos@capes.gov.br.

Fonte: Portal CAPES. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca oferece treinamentos sobre uso do Scopus, ScienceDirect e Mendeley

Biblioteca oferecerá mais uma edição da capacitação para o uso do Mendeley

Feliz 2011