Acesso CAFe e Meu espaço: dois serviços diferentes disponíveis para os usuários do Portal de Periódicos

Com o objetivo de melhorar a visualização de áreas importantes da biblioteca virtual da CAPES, a Coordenação-Geral do Portal de Periódicos implementou uma melhoria no design da página principal.
A novidade que está no ar desde março desse ano é que o “Acesso CAFe” e o “Meu Espaço” não aparecem mais na mesma área. Os links foram separados e os usuários têm acesso a cada campo de forma individual, ambos dispostos no menu superior da home.
Saiba qual é a finalidade de cada serviço:


Acesso CAFe
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que permite o acesso remoto – “Acesso CAFe” – ao acervo do Portal de Periódicos. Por meio desse recurso, o usuário pode acessar os conteúdos assinados pela CAPES de qualquer lugar e a qualquer hora, basta estar conectado à internet.
O serviço apresenta a grande vantagem de não sobrecarregar a rede da instituição. Isso porque a tecnologia da CAFe realiza a identificação do vínculo institucional do usuário, utilizando qualquer rede de internet disponível.
Cada instituição de ensino e pesquisa é responsável pela adesão e implementação do serviço junto à RNP, bem como pela liberação do acesso aos seus usuários. Assim, as dúvidas e os problemas relacionados ao “Acesso CAFe” e a outros tipos de acesso remoto que a instituição disponibiliza devem ser esclarecidos na biblioteca ou no setor de TI da instituição à qual o usuário está vinculado.
Acesse aqui mais informações sobre a CAFe.

Meu espaço
O “Meu espaço” é uma área administrada pela equipe do Portal de Periódicos e oferece vários recursos, que permitem ao pesquisador montar seus próprios conjuntos de busca, salvar e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal e guardar seus artigos, periódicos e bases de dados preferidos em um espaço virtual permanente.
O cadastro no “Meu espaço” é opcional e sem vínculo ao “Acesso CAFe", tendo login e senha diferentes para cada serviço. Os usuários registrados no “Meu espaço” recebem o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos e podem se inscrever nos treinamentos online, além de ter acesso ao certificado digital da capacitação.
É importante destacar que o cadastro no “Meu espaço” não interfere no tipo de acesso realizado ao Portal de Periódicos, ou seja, o usuário pode acessar a biblioteca virtual independente de possuir login e senha nessa área.
Para esclarecimento de dúvidas sobre o “Meu Espaço”, o Portal de Periódicos disponibiliza como canal de atendimento ao usuário o e-mail periodicos@capes.gov.br.

Fonte: Portal CAPES. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Brasil aprova uso de botox para tratamento de enxaqueca

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar