Revista científica sobre psiquiatria forense está disponível no Portal de Periódicos

A psiquiatria forense lida com a interface entre o sistema jurídico e a saúde mental. Essa subespecialidade é de grande importância para segmentos ligados às áreas civil, criminal, administrativa ou qualquer outra onde o conhecimento específico seja requisitado. No Brasil, o especialista desse campo deve ser reconhecido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Com foco nos profissionais da área, o Portal de Periódicos da CAPES oferece aos usuários o título Journal of the American Academy of Psychiatry and the Law (JAAPL).

Segundo o advogado Talvane Moraes, que é também um dos fundadores da ABP, o psiquiatra forense atua principalmente em tribunais onde, a pedido da justiça, avalia a capacidade de indivíduos para atos da vida civil e a capacidade de serem responsabilizados criminalmente, baseando-se no estado mental das pessoas avaliadas e determinando recomendações. 

Segundo o especialista relata no site da ABP, “a psiquiatria forense atua nos casos em que haja qualquer dúvida sobre a integridade ou a saúde mental dos indivíduos, em qualquer área do Direito, buscando esclarecer à justiça se há ou não presença de transtorno ou enfermidade mental e quais as implicações da existência ou não de um diagnóstico psiquiátrico”.

Capa do JAAPL (Imagem: American Academy of Psychiatry and the Law)
Com tiragem semanal, o JAAPL publica artigos acadêmicos que abordam a teoria e a prática da psiquiatria forense e de campos relacionados. O título tem como objetivo principal ser um fórum para o intercâmbio de ideias multidisciplinares, com conexões entre teoria e prática. O Portal de Periódicos permite acesso a resumos da revista científica a partir de 1997 e consulta aos textos completos desde 2004. 


O conteúdo inclui psiquiatria correcional; avaliação psiquiátrica de indivíduos envolvidos com o sistema legal, criminal ou civil; ética; filosofia do direito; regulação legal da prática psiquiátrica; educação e formação no campo; pesquisa de causas; e tratamento de problemas comportamentais. O conteúdo pode ser encontrado pelos menus Buscar base ou Buscar Periódico, inserindo o termo Journal of the American Academy of Psychiatry and the Law.
Alice Oliveira dos Santos

Fonte: Portal CAPES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo