Livro sobre toxoplasmose é lançado na Academia Nacional de Medicina



        Estima-se que cerca de um terço da população convive com a doença


        Uma grande aula sobre toxoplasmose marcou o lançamento do livro Toxoplasmose & Toxoplasma gondii, organizado pelos acadêmicos Wanderley de Souza, professor titular do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Rubens Belfort Jr, professor titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM), da UNIFESP. A publicação da Editora Fiocruz, com 214 páginas, foi lançada na quinta-feira (10/07), na Academia Nacional de Medicina (ANM), no Rio de Janeiro.

       Na abertura da solenidade, o presidente da ANM, Pietro Novellino, se disse honrado em receber na academia o simpósio "Toxoplasma e Toxoplasmose" e o lançamento da obra. Ele lembrou que a ANM completou 185 anos e está retomando, em sua sede reformada, uma série de atividades dedicadas aos acadêmicos, estudantes de Medicina e recém formados. "Estamos felizes em receber os especialistas aqui reunidos para discutir esse tema", afirmou.

      Antes da primeira palestra, o professor Wanderley de Souza falou sobre a importância da publicação. "O livro vem para suprir uma lacuna na literatura brasileira, mostrando todas as etapas da doença", disse. De forma breve, o professor Rubens Belfort Jr. apresentou as considerações históricas sobre a toxoplasmose, que há muito tempo faz parte de sua vida. "Comecei a estudar essa doença em 1974, mas o que conhecemos continua impreciso e falho", relatou.

     Apesar dos avanços da pesquisa sobre a toxoplasmose, os organizadores do livro concordam que ainda há muito trabalho pela frente para se chegar a uma vacina para humanos. "No Brasil, não temos essa vacina disponível, por isso é importante investir em prevenção como tratamento adequado da água e um destino adequado de fezes de gatos", afirmou o professor Belfort.

     As palestras do simpósio foram apresentadas por alguns especialistas que participam do livro. Foram eles: Dra. Helene Barbosa do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz (RJ) - Aspectos taxonômicos e ciclo biológico do Toxoplasma gondii; Dra. Márcia Attias, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho-UFRJ, Toxoplasma gondii: Organização estrutural e interação com a célula hospedeira; Dra. Joseli Lannes-Vieria, do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz (RJ) - Resposta Imune na infecção por Toxoplasma gondii; professora Rossiane Vommaro, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho-UFRJ - A quimioterapia experimental da Toxoplasmose; neuropediatra Saul Cypel, do Hospital Albert Einstein - Toxoplasmose na Criança e Neurotoxoplasmose; e o professor Rubens Belfort Jr.que falou sobre a Toxoplamose Ocular no Imunocompetente e na AIDS. Além desses, o professor Celso Ramos, que não participou da obra, falou sobre os aspectos clínicos e terapêuticos da toxoplasmose.

(...)

(Edna Ferreira / Jornal da Ciência)

Especialistas da Unifesp e UFRJ lançam livro sobre toxoplasmose
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=94117


FONTE: Jornal da Ciência, 11/07/2014


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo