Agrião é o vegetal que contém maior densidade de nutrientes

Cientistas também destacaram as propriedades da couve, brócolis e tomate

          Sabemos que as frutas e os vegetais são bons para nós e para nossa saúde - mas quanto? Uma nova tabela classificatória que apresenta a densidade de nutrientes de diferentes frutas e legumes acaba de ser elaborada por especialistas em dieta do William Paterson University, de New Jersey, EUA: destaque para o agrião, primeiro colocado. O trabalho foi publicado na revista CDC Preventing Chronic Disease.

          Eles testaram 47 frutas e legumes diversos para avaliar os seus níveis de 17 nutrientes que são geralmente considerados de grande importância para a nossa saúde. A pontuação foi baseada na porcentagem de necessidades diárias de uma pessoa para cada nutriente que o alimento proporciona.
         Os alimentos foram classificados por seu conteúdo de potássio, fibras, proteínas, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. O agrião alcançou a pontuação máxima (100), seguido pela couve (49,07), brócolis (34,89) e tomate (20,37).
        Os escores foram controlados para garantir que uma fruta ou vegetal que fornecesse uma enorme quantidade de apenas um único nutriente não recebesse uma alta e desproporcional pontuação. O estudo assumiu uma dieta de 2.000 calorias por dia e 100g de cada alimento consumido em seu estado bruto. Seis alimentos que não obtiveram escores suficientes para figurar na lista foram as framboesas, tangerinas, cranberries, alho, cebola e mirtilos.
        Acredita-se que o agrião também possua propriedades medicinais e contenha particularmente níveis elevados de vitamina K, a qual é importante para a nossa saúde óssea, e vitamina A, responsável pela manutenção da visão. Além disso, possui compostos em glucosinolatos, verificados como potenciais anticancerígenos.
       Os especialistas afirmam que também vale a pena salvar a água em que eles são cozidos - pois ela é permeada de nutrientes - e reutilizá-la em sopas e molhos.

 FONTE: Zero Hora, 24/06/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo