Portal de Periódicos celebra 13 anos com renovação de contratos



 

Por Natália Morato - CCS/Capes

           Em 11 de novembro, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) completou 13 anos. Em comemoração a mais um ano de existência, aconteceu na última quarta-feira (13) a cerimônia de renovação dos contratos do Portal de Periódicos e a entrega do Prêmio Capes-Emerald.

           Durante a abertura do evento, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, agradeceu o apoio do Governo Federal ao Portal de Periódicos. "Este instrumento permite maior capilaridade no acesso à informação. Ele permite que estudantes brasileiros vejam o que estudantes do mundo inteiro estão fazendo. Além disso, o Portal fez com que o número de revisões aumentasse, pois é possível que as revisões sejam feitas sem o receio de omitir referências."

Democratização
 
         O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre a possibilidade de transformar o Portal de Periódicos em uma biblioteca digital pública, abrangendo, inclusive, a educação básica. "O Portal deve ser um instrumento para desenvolver uma sociedade do conhecimento. É preciso permitir que todos os estudantes possam pesquisar a ciência em tempo real. Isso aumenta a velocidade da produção científica, bem como a qualidade."

        Representando o ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Toubes Prata, destacou a importância do Portal. "Não devemos subestimar a importância deste instrumento. Hoje já estamos acostumados com a ferramenta, mas é preciso lembrar que há dez anos, anualmente as instituições faziam negociações individuais para renovar seus acervos, com base em diversos quesitos, como orçamento. Hoje, temos um instrumento essencial que atende a população. Precisamos defender o Portal de Periódicos, pois até mesmo iniciativas consolidadas como essa correm o risco de serem desestruturadas. É preciso que o apoio continue para que possamos continuar renovando as assinaturas e aumentando o acervo."

Leia mais aqui

FONTE: Portal da Capes, 14/11/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo