Programa Ciência sem Fronteiras lança Portal Estágios & Empregos



             Nesta quarta-feira (17), a partir das 14h30, o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) lançará o Portal de Estágios & Empregos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O evento será realizado no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Participam do evento, os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, os presidentes do CNPq, Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, além do Embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye.
            O Portal Estágios & Empregos é fruto de uma iniciativa do Governo Federal voltada à promoção da integração dos bolsistas e ex-bolsistas do Ciência sem Fronteiras e o setor privado, que será consolidada com empresas parceiras. Na página estarão listadas as vagas de estágios e empregos destinados aos perfis de mão-de-obra altamente qualificada, já selecionados pelo programa.

           A página pretende, ainda, auxiliar na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade cientifica e tecnológica, visando otimizar o ambiente de inovação no país e disponibilizar um ensino de qualidade aos estudantes brasileiros.

Portal de Acompanhamento - Durante o evento, será lançado, ainda, o Portal de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras, que   proporcionará maior transparência na divulgação dos dados de execução do programa e será de acesso público. A ferramenta consolida as principais informações sobre as bolsas já implementadas pelo CNPq e pela CAPES e uma grande e variada quantidade de dados complementares sobre o programa como quantitativos das modalidades de bolsas, países de destino dos bolsistas, instituição de origem, distribuição das  bolsas por gênero, entre outros.

Também será apresentada a nova modalidade de graduação denominada Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior, que terá duas categorias: Júnior (DEJ) e Sênior (DES). Esta bolsa será destinada ao apoio a participação de especialistas, tecnólogos e efetivo técnico-científico, no desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior, através de estágios e cursos.

Parceria - O anúncio de uma nova parceria entre Brasil e França também integra a programação do evento. A iniciativa tem como objetivo permitir a participação de estudantes brasileiros em cursos de doutorado pleno na França, pelo período de até 36 meses, em laboratórios e empresas, segundo a regulamentação francesa.

As bolsas serão destinadas a candidatos de nacionalidade brasileira, com desempenho e potencial acadêmicos comprovados. Os candidatos devem ter diploma de mestrado adquirido há menos de três anos da data de submissão da proposta, nas seguintes áreas de pesquisa definidas pelo programa.

FONTE: CNPq, 16/04/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo