Cinco passos para uma vida mais saudável em 2012


Estabelecer metas realistas é o ponto de partida

          A virada de ano costuma ser um momento propício para reavaliar erros e acertos do ano que passou e traçar novos caminhos a seguir no novo ano que começa. É o período ideal para refletir não só nos empreendimentos que se pretende implementar, mas também sobre aspectos a mudar em relação à própria saúde e qualidade de vida. Praticar mais atividade física, parar de fumar, ter uma alimentação mais saudável, dormir melhor, investir mais em momentos de lazer com a família e os amigos são alguns exemplos.

          O presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Alberto Ogata, coautor do livro Guia Prático de Qualidade de Vida (Ed. Campus), lembra que a compra de um bem material, como um carro novo ou uma casa na praia, traz felicidade instantânea e relacionada à conquista de algo importante, mas dura pouco. As mudanças de estilo de vida, no entanto, promovem saúde, energia, conforto e bem-estar mais duradouros.
          Ogata propõe algumas estratégias para colocar em prática os projetos para uma vida mais saudável em 2012, antes que as metas caiam no esquecimento. Tome nota:

1. Estabeleça metas realistas e atingíveis.

2. Pense em formas de atingir os objetivos no dia a dia: matricular-se em uma academia de ginástica, praticar um esporte, comprar um pedômetro e passar a caminhar ou optar por escadas em detrimento de elevadores são alguns exemplos de pequenas mudanças no cotidiano.

3. Faça uma lista dos benefícios das mudanças que você pretende implementar. Por exemplo: praticar atividade física proporciona perda de peso, sensação de bem-estar e melhora na autoestima.

4. Identifique os obstáculos no caminho, como a falta de tempo, os compromissos diários, os problemas de deslocamento e transporte, o trânsito e a preguiça.

5. Prepare um diário, ou mesmo um blog, para anotar os avanços, as dificuldades e o passo a passo das mudanças.
 
FONTE: BEM-ESTAR, 01/01/2012.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo