A Criação de Adão

Uma das obras de arte mais conhecidas ao longo dos tempos é a “Criação de Adão” ou “A criação do Homem”, como é conhecida por muitos.

A obra, pintada por Michelangelo (1475-1564) na Capela Sistina, faz parte de uma série de painéis de afrescos que retratam momentos do Antigo Testamento.

Esta imagem foi escolhida para ilustrar o Blog por simbolizar “o Homem como ser”, a Vida manifesta, a forma como nossa comunidade acadêmica vê seu elemento de estudo e pesquisa. Não obstante, a imagem representa também um elo de comunicação, objetivo principal do Blog com o seu público.

Curiosamente, encontramos alguns textos e até mesmo livros que falam sobre a obra de Michelangelo e sobre alguns significados implícitos em sua obra.

Especificamente sobre “A Criação de Adão” sabe-se que Michelangelo fez uma referência ao cérebro humano quando pintou a imagem de Deus com os anjos.

Nas imagens abaixo, pode-se perceber claramente esta intenção do artista, no qual mostra os contornos de um encéfalo humano.























Fonte: FRÓIS, Katja Plotz. Adão, Deus e a criação que cabe a cada um. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, Florianópolis, n. 67, p. 1-13, maio 2005.
Para quem tiver interesse em saber mais sobre os símbolos contidos na magnífica obra da Capela Sistina, sugerimos os textos dos links abaixo:

Pesquisadores dissecam lição de anatomia de Michelangelo

Segredos da Capela Sistina

Adão, Deus e a criação de cada um


Deixe um comentário

Comentários

  1. Saudações aos espectadores do mundo inteiro aqui. Junte-se a mim e agradeça ao DR.WEALTHY por sua ajuda divina na minha vida. Há 1 ano, fui diagnosticado com doença de herpes e, desde então, tenho procurado um remédio sobre como erradicar minha doença. por isso, procurei uma cura e eis que entrei em contato com o meu famoso DR.WEALTHY, que curou as pessoas com a doença do herpes, fiquei tão feliz por finalmente poder ser curado dessa doença perturbadora e entrei em contato com o endereço de e-mail dele. wealthylovespell@gmail.com e, quando enviei um e-mail, ele me escreveu e me deu uma breve instrução sobre como preparar meu remédio. Ele preparou meu remédio e me enviou para receber e me disse que em duas semanas eu vai ver o seu excelente trabalho. acenei suas palavras e ele recebeu. recebi meu remédio e o usei em duas semanas e fiquei totalmente curado. contate-o hoje e seja curado. Então, amigos, meu conselho é que, se você tem essa doença, HERPES CURE, envie um e-mail para: wealthylovespell@gmail.com, whatsapp com +2348105150446

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo