terça-feira, 14 de junho de 2011

Ministério da Saúde lança campanha para atingir 4 milhões de doadores de sangue

O Ministério da Saúde lança, nesta terça-feira (14), a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país. A iniciativa, intitulada “Essa corrente precisa de você. Doe Sangue”, é uma das atividades previstas para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A meta da campanha é atingir 4 milhões de voluntários até 2012, o que representa 2,1% da população brasileira. O percentual da população envolvida atualmente com essa mobilização é de 1,9%.

Como forma de estimular a população a este ato de solidariedade, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitaram a Fundação Hemocentro de Brasília nesta manhã, onde doaram sangue. A campanha 2011 também terá como meta conquistar voluntários regulares, que são aquelas pessoas que doam duas vezes ou mais vezes no período de um ano.

“Com a portaria que publicamos hoje, ampliamos o número potencial de doadores e a nossa expectativa é realmente passar do que nós temos, de 3 milhões de doações por ano. Esta campanha reforça que a doação de sangue deve ser um hábito de solidariedade”, destacou o ministro.

TESTE NAT - Durante o evento, Padilha, anunciou a expansão da realização do Teste NAT para todos os hemocentros do país. O teste de biologia molecular tem objetivo de reduzir a janela imunológica - intervalo de tempo entre a infecção e a detectação por exames da produção de anticorpos pelo corpo. O teste torna a triagem das bolsas mais confiável e reduz, por exemplo, de 70 para 20 dias esse período de detecção, no caso de Hepatite C, e de 21 para 10 dias, do HIV.

(...)

CAMPANHA NACIONAL - Segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso de 1,5% a 3% da população doem sangue regularmente. Entre os fatores que fazem os hemocentros precisar cada vez mais do insumo, há o aumento de 65,3% no número de transplantes realizados no país entre 2003 e 2010, que necessitam de transfusão.

A campanha deste ano tem como proposta envolver cada vez mais as redes sociais e entidades parceiras. Estas ações têm o objetivo de mobilizar os jovens entre 18 a 29 anos. Esta faixa-etária representa cerca de 46% do público doador.
 
 
Leia mais aqui.
 
Leia também: Faixa etária para doação de sangue é ampliada

FONTE: Ministério da Saúde, 14/06/2011

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: