quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Acervo do Portal de Periódicos ultrapassa 33.000 títulos





O conteúdo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com os editores internacionais contabiliza mais de 33.000 títulos. São coleções que contemplam as diversas áreas do conhecimento para atender os usuários das mais de 400 instituições de ensino e pesquisa, tanto públicas quanto privadas, participantes do Portal de Periódicos.

Além das renovações realizadas no mês de novembro do ano passado, novos conteúdos foram adquiridos pela agência para compor o acervo do Portal em 2013. A CAPES investe em material científico altamente qualificado, revisado por pares e reconhecido internacionalmente por renomados pesquisadores. Todas as aquisições visam atender à comunidade acadêmico-científica, oferecendo o melhor da ciência a estudantes, professores e pesquisadores brasileiros.

O Portal de Periódicos é considerado uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo pela quantidade, qualidade e diversidade dos materiais que disponibiliza em seu acervo. O Portal revolucionou o acesso a informações técnico-científicas ao reduzir as desigualdades regionais, oferecendo aos usuários possibilidades iguais de acesso à ciência independente da região e da instituição a qual está vinculado.
O progresso da ciência e tecnologia brasileira também está vinculado ao uso do Portal de Periódicos da Capes. A biblioteca virtual possibilitou o avanço do Brasil na posição do ranking da produção científica mundial. Em 1981, o país ocupava a 27ª posição; em 1991, a 23ª; em 2001, a 17ª; em 2008, alcançou a 13ª posição ultrapassando países com longa tradição em ciências, como Suécia, Suíça, Bélgica, Israel, Dinamarca, Áustria, Finlândia, Holanda e Rússia.

Fabrícia Carina Souza Araújo ´

FONTE: Portal da Capes, 15/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: