Unaids lança campanha internacional para reduzir contaminação de HIV entre crianças

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Programa Conjunto das Nações sobre HIV/Aids (Unaids) lançou hoje (8) a campanha Acredito, Você Pode Fazer Isso, com o objetivo de reduzir casos de contaminação da doença entre crianças até 2015 e assegurar que mães infectadas com o vírus HIV tenham qualidade de vida. A campanha será veiculada nos Estados Unidos e alguns países da Europa a partir do Dia das Mães. No Brasil, a data de lançamento ainda não foi definida.

Pelos dados do programa, a cada ano cerca de 390 mil pessoas no mundo são infectadas pelo vírus e a estimativa é que 42 mil mulheres, que têm a doença, acabam transmitindo-a para os filhos durante a gestação ou morrendo. De acordo com o Unaids, a contaminação entre crianças e as mortes maternas relacionadas à Aids em países desenvolvidos é praticamente zero.

Nos países em desenvolvimento, porém, segundo o Unaids, poucas mulheres recebem atendimento de prevenção e tratamento do HIV. Em 2011, líderes mundiais assumiram o compromisso de adotar um plano ousado para combater a doença. Segundo o Unaids, o plano está em curso em vários países.

Na internet, o Unaids pede que todos colaborem com a campanha, enviando mensagens e chamando a atenção das pessoas. A artista norte-americana Sujean Rim criou uma série de ilustrações, nas quais aparecem mulheres e crianças, para alertar sobre a campanha.

A campanha conta com o apoio de várias organizações não governamentais internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Comunidade Internacional de Mulheres com HIV / Aids, e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Edição: Fábio Massalli

FONTE: Agência Brasil, 8/05/2012

Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo