Publicação online do SciELO traz abordagens sobre a comunicação científica contemporânea


           O número 02 da Newsletter SciELO em Perspectiva (publicação online produzida quinzenalmente) traz artigos que abordam a comunicação científica contemporânea, destacando o acesso aberto para o desenvolvimento da ciência. (Clique nos títulos para ler os artigos).


Destacamos os seguintes artigos:


O Editor do Boletim da OMS fala sobre as várias tendências que permeiam a comunicação científica internacional como o acesso aberto, o relatório Finch, os megajournals, o multilinguismo, o impacto transformador das tecnologias sempre pontuando as condições que favorecem ou desafiam o desenvolvimento dos periódicos dos países em desenvolvimento ou emergentes e em especial do SciELO. 


Artigo propõe quatro pilares para a comunicação científica favorecer a velocidade e a qualidade da ciência


Autores identificam quatro pilares convergentes para avançar a comunicação da pesquisa científica: ampliação dos produtos e formatos de comunicação científica; a publicação imediata em acesso aberto; o processo aberto de peer review; e o amplo e público reconhecimento do processo de comunicação, dos produtos e dos acadêmicos.

Acesso Aberto e um alerta para prevenir a iminente crise na ciência


O número de artigos retratados vem crescendo ultimamente. Björn Brembs identifica esta tendência como um reflexo de uma crise iminente na ciência e cuja origem está no sistema de recompensa e marketing dos pesquisadores que pressiona para a publicação em periódicos de alto impacto. A adoção de plataformas de acesso aberto é um caminho para prevenir a crise.


Newsletter SciELO em Perspectiva

A Newsletter SciELO em Perspectiva é produzida quinzenalmente. Se você deseja se inscrever, clique aqui


FONTE: SciELO em Perspectiva, 1/08/2013 (recebido por e-mail)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo