InovaSUS premia boas práticas para melhorar saúde no Brasil

Melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais de saúde que atuam nos programas de saúde pública e também o serviço oferecido à população é um esforço constante do Ministério da Saúde. E quando esse esforço também é compartilhado pelos gestores municipais e estaduais, os resultados podem ser significativos. O projeto “Melhor em Casa Curitiba: Transformando as relações de trabalho para uma organização tipo cérebro” , por exemplo, passou a agregar os trabalhadores nas ações de gestão, e viu uma melhora significativa na motivação e comprometimento com o trabalho.

Parece uma medida simples, mas foi essa a proposta ganhadora do prêmio InovaSUS de boas práticas em gestão do trabalho, promovido pelo Ministério da Saúde. Neste ano, o evento de premiação teve como tema “Valorização de Boas Práticas e Inovação na Gestão do Trabalho na Saúde”.

Elaine Rossi, Diretora do Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES), vinculada à Prefeitura de Curitiba, explica que durante o começo da proposta, eram aplicados questionários sobre escalada de satisfação no trabalho. “Percebemos que um dos pontos principais era a democratização das relações de trabalho, e começamos a fazer algumas iniciativas que pudessem tornar os trabalhadores também gestores das suas ações”.

Valorizar essas ações também é um ponto importante, e motiva ainda mais os trabalhadores e gestores a dar continuidade ao trabalho. “Quem ganha, além do trabalhador, é o usuário do SUS. Todo conhecimento que está sendo construído com esse prêmio está sendo divulgado, e certamente outras pessoas estão sendo levadas a modificar os seus espaços de trabalho”, explica a Diretora do FEAES. Além disso, Elaine defende que o profissional motivado atende o paciente de outra maneira, passando confiança e entusiasmo para a população. 

Aline Czezacki, para o Blog da Saúde.

Fonte: Blog da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo