Saiba como se preparar para o Horário Brasileiro de Verão

Na madrugada de sábado (15) para domingo (16), começa o horário de verão para dez estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) e o Distrito Federal. Com a mudança, os relógios devem ser adiantados em uma hora. As regiões Norte e Nordeste não terão o horário alterado.
Até o dia 19 de fevereiro de 2017, quem levanta cedo vai acordar com o céu escuro, e vai ver a noite chegar mais tarde. Essa variação, em conjunto com uma hora a menos de sono, pode acarretar, para algumas pessoas, sintomas como cansaço e estresse. E isso tem explicação.
Por mais que pareça simples, essa variação da claridade na hora de acordar e dormir, acabam gerando uma série de mudanças no nosso corpo até que ele se adapte. “Quando começa o horário de verão, dificilmente a pessoa consegue dormir uma hora antes. Por isso acaba ficando alguns dias com o relógio biológico alterado”, explica a Dra. Mariana Tavares, médica especialista em endocrinologia e metabologia.
 Além disso, a secreção de dois hormônios importantes sofrem alterações: a melatonina e o cortisol. Em relação ao primeiro, a endocrinologista explica que as mudanças na produção do hormônio se dão por conta das noites mais curtas, e do despertar quando ainda está escuro. “A melatonina, que é um hormônio que regula o nosso sono, é inibida com a claridade e estimulada no escuro. Com o horário de verão, o corpo tende a produzir menos melatonina. Essa queda faz a pessoa ficar mais cansada, irritada, mal-humorada e com mais sono”.
Já com o cortisol, hormônio do estresse, a diminuição do tempo de sono acelera a produção. “A regulação do cortisol tende a ficar maior quando a gente tem privação de sono. Então isso também faz o indivíduo ficar um pouco mais cansado, irritado, e reter liquido”, explica Mariana.
Essas alterações geralmente ficam mais perceptíveis durante os primeiros dias da mudança, mas o corpo se adapta depois de alguns dias com o novo horário. Em média o tempo de adaptação é de uma semana a dez dias. O servidor Jandher Oliveira conta que gosta do horário de verão , e que não tem muita dificuldade para acostumar com o novo horário. “Acordar cedo para cumprir os compromissos, incomoda um pouco no começo, mas depois melhora. Até almoçar mais cedo é estranho, e acabo comendo menos. Mas no fim parece que você vive mais, que sai do trabalho e ainda tem o dia para aproveitar”, conta.
Como diminuir os sintomas decorrentes do horário de verão:
• Dormir alguns minutos mais cedo todos os dias da primeira semana pós-mudança de horário;
• Tentar dormir no mesmo horário; 
• Dormir em um ambiente escuro e silencioso;
• Evitar o uso de televisão e celular ao deitar;
• Evitar o consumo de cafeína antes de dormir; 
• Evitar exercícios cerca de 3h antes de dormir; 
• Não ingerir alimentos pesados antes de deitar;

É importante lembrar que essas atitudes podem ajudar a reduzir os sintomas, mas não evitam que eles aconteçam. O essencial é esperar o tempo de adaptação do corpo.
Aline Czezacki, para o Blog da Saúde
Fonte: Blog da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo