Publicação especializada em neurologia compõe acervo do Portal de Periódicos



Uma das bases de dados que o Portal de Periódicos da Capes oferece na área da saúde é a British Medical Journal Publishing Group (BMJ). São 27 periódicos em texto completo, com acervo que varia de 1917 até o presente. As publicações são dedicadas à medicina em geral, com destaque para as áreas de reumatologia, gastroenterologia, clínica médica, neurologia, psiquiatria e pneumologia. Entre os títulos, está a revista científica Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry (JNNP).

De acordo com o site do editor, o JNNP atua com o objetivo de publicar grande parte da pesquisa inovadora e de ponta do mundo. A abrangência contempla todos os gêneros das ciências neurológicas, mas com foco sobre as doenças mais comuns (acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, epilepsia, neuropatia periférica, hemorragia subaracnóide e distúrbios neuropsiquiátricos).

A edição de setembro – volume 87 do periódico já está disponível em sua versão online. Neste número, pesquisadores e estudantes da área vão encontrar artigos científicos com os seguintes tópicos: doença cerebrovascular, epilepsia, esclerose múltipla, distúrbios do movimento, neurologia geral, neurodegeneração, neuroinflamação, neuro-oncologia e neuromuscular. Além dos temas, o público tem acesso ao comentário editorial e à seção PostScript, que também apresenta várias abordagens especializadas sobre o estudo do sistema nervoso.

Os usuários do Portal têm acesso gratuito a outros dois periódicos da BMJ especializados em neurologia. São eles: Practical Neurology e Journal of NeuroInterventional Surgery. Para acessar as publicações, é necessário inserir a sigla “BMJ” na opção Buscar base ou digitar o nome da revista científica na caixa de pesquisa Buscar periódico.

Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da Capes

(Com informações do Portal de Periódicos)

Fonte: Portal CAPES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo