Profissionais ligados à Farmácia têm acesso em texto completo ao periódico AJPH

Qua, 10 de Agosto de 2016
A indústria farmacêutica brasileira compõe um dos setores mais movimentados do país. Quando se fala em venda de medicamentos, por exemplo, o segmento apresentou em 2015 um crescimento de 14,33% em relação ao ano anterior – porcentagem significativa para o atual momento financeiro. Os dados são do Relatório Anual de Atividades 2015 do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma). Apesar de apresentar um amplo rol de atividades que se somam à venda de remédios, o número expressa bem a magnitude do setor. 


Conselho Federal de Farmácia também apresenta informações importantes. Em 2015, o número de farmacêuticos inscritos nos conselhos regionais ultrapassou a marca de 195 mil; foram registrados naquele ano 529 cursos de graduação em Farmácia no Brasil; o país abriga quase 80 mil estabelecimentos de farmácias e drogarias comerciais, além de mais de oito mil farmácias exclusivamente de manipulação e homeopatia; são mais de 6500 farmácias hospitalares e 10463 farmácias públicas; entre outros dados.



Diante do mercado e da necessidade de atualização de seus profissionais, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibiliza aos usuários, em texto completo, uma importante revista científica sobre inovações de terapia de drogas e prática de farmácia contemporânea em hospitais e sistemas de saúde: o American Journal of Health-System Pharmacy (AJHP).



O título é uma publicação oficial da American Society of Health-System Pharmacists (ASHP) e publica artigos científicos revisados. Segundo a página online do periódico, AJHP é “a mais amplamente reconhecida e respeitada revista de farmácia do mundo”. O acervo varia de 1965 até o presente. Além da versão digital, o título tem uma tiragem de mais de 43 mil por edição. 



Para localizar o conteúdo, os usuários do Portal devem utilizar a opção Buscar periódico e inserir o nome completo ou a sigla da produção. O AJHP também está inserido na plataforma Highwire Press – que deve ser acessada a partir do campo de pesquisa Buscar base.


Alice Oliveira dos Santos
Fonte: Portal de Periódicos CAPES/MEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo