BIREME inaugura Repositório de Estratégias e a Busca por Temas na BVS




                 Uma das atividades da BIREME consiste em elaborar estratégias de busca com a finalidade de definir as áreas temáticas em instâncias de BVS, apoiar campanhas de promoção da saúde da OPAS/OMS, estudos com análises da literatura científica e outras aplicações. O recém lançado Repositório de Estratégias de Busca e a Busca por Temas reúnem, indexam e organizam estas fontes de informação.
                 Há vários anos a BIREME vêm apoiando usuários e a Rede BVS na construção de estratégias de busca com a finalidade de definir as áreas temáticas em instancias de BVS, incluir informação sobre literatura cientifica e técnica relevante em campanhas de promoção da saúde e datas comemorativas do calendário da OPAS/OMS, estudos com análises da literatura científica e outras aplicações. 
Como resultado desta atividade, existe hoje mais de 250 estratégias de busca que deram origem a um Repositório e a uma nova funcionalidade disponível no Portal de Busca da BVS, a Busca por Temas.

              O Repositório de Estratégias de Busca tem por objetivo facilitar a discussão e atualização das estratégias que estão aplicadas em áreas temáticas das instancias BVS (por exemplo, aplicar modificações do vocabulário controlado MeSH/DeCS que ocorrem a cada ano); possibilitar a construção coletiva de novas estratégias através do trabalho em rede; e a reutilização das estratégias em outras aplicações, como a combinação entre uma ou mais estratégias, novas áreas temáticas, e outros estudos
O Repositório está mais orientado a profissionais de ciência da informação do que ao usuário final, e funciona como uma base de dados na qual as estratégias podem ser recuperadas em interfaces nos idiomas português, espanhol e inglês, por palavras, categoria de temas ou as estratégias mais recentes (Fig.1).




Figura 1. Página inicial do Repositório de Estratégias de Busca da BVS
Clique na imagem para ampliar.



             O registro de cada estratégia de busca inclui seu título, assunto, categoria, e link para os resultados da busca no Portal de Pesquisa da BVS, base de dados onde foi aplicada, filtros empregados, além do nome da instancia de BVS onde a estratégia foi aplicada (Fig.2). também um espaço para comentários por parte dos usuários, estes são moderados e, após aprovação, são publicados na página
 



Figura 2. (A) Exemplo da descrição de uma estratégia de busca do Repositório e (B) Resultado da busca no Portal de Pesquisa da BVS
Clique na imagem para ampliar.


                 A partir do Repositório de Estratégias de Busca incluiu-se uma nova funcionalidade ao Portal de Pesquisa da BVS, a Busca por Temas. Trata-se de um recurso que permite a busca por tópicos que foram descritos ou registrados no Repositório. Há um link na página do Portal de Pesquisa da BVS logo abaixo da caixa de pesquisa que leva à Busca por Temas.
A Busca por Temas apresenta as estratégias disponíveis nesse Repositório segundo três critérios: Categoria Temática, Tema e Instância BVS que a utiliza. O usuário pode ordenar a lista por cada um dos critérios. Os Temas possuem hiperlinks que levam à estratégia e à homepage da BVS onde ela está aplicada (Fig.3).
 


Figura 3. Página inicial da Busca por Temas disponível no Portal de Pesquisa da BVS
Clique na imagem para ampliar.


      A Busca por Temas na verdade é um recurso voltado ao usuário. Por meio do hiperlink inserido no título da estratégia, o usuário chegará à uma página do Repositório de estratégias contendo a descrição detalhada da mesma. Um ícone (em forma de lupa) leva ao resultado da busca.
          Uma funcionalidade interessante disponível no Repositório de estratégias e na Busca por Temas é o RSS (que significa Really Simple Syndication). Utilizando a ferramenta RSS associada a um leitor de RSS feeds o usuário poderá receber apenas as atualizações sobre o tema de seu interesse, automaticamente, em seu computador, tablet ou smartphone, num recurso do tipo Disseminação Seletiva de Informação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo