Nova ferramenta disponível no Portal da Capes oferece suporte para o desenvolvimento de fármacos

 

 
                 Pesquisas para a descoberta e desenvolvimento de fármacos podem ser feitas no Thomson Reuters IntegritySM, novo conteúdo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e disponível por meio do Portal de Periódicos. É uma ferramenta analítica que visa integrar informações relacionadas ao processo de desenvolvimento de novos fármacos. Foi desenvolvida pela Thomson Reuters, provedor de soluções e informações inteligentes, por meio de sua unidade de negócios de Intellectual Property & Science.


                A solução é desenvolvida por uma equipe composta por mais de 150 PhDs da Thomson Reuters, responsáveis por atualizar diariamente o conteúdo e oferecer informação especializada e refinada sobre fármacos. A ferramenta integra dados biológicos, químicos e farmacêuticos de mais 410.000 compostos com atividade biológica demonstrada e mais de 235.000 registros de famílias de patentes.

                A equipe por trás do Thomson Reuters IntegritySM cobre mais de 11.000 revistas e 400 conferências anualmente, nas áreas de química medicinal, síntese orgânica, farmacologia experimental, farmacologia clínica, biomarcadores e genômica. Outras fontes também são utilizadas para obter dados, como os principais escritórios de patentes – EP, JP, US, WO (PCTs), CN, IN, KR – informações regulatórias e notas de imprensa.


              Os dados são selecionados e catalogados de forma padronizada para oferecer buscas mais rápidas, auxiliando os usuários da ferramenta no processo de tomada de decisão. Ao todo, estão relacionadas 13 áreas de conhecimento, dentre elas modelos experimentais, estudos clínicos, resumos de patologias, literatura e patentes.


              A ferramenta ainda oferece o módulo Biomarcadores, com informações para dar suporte à pesquisa de biomarcadores em qualquer estágio de pesquisa e desenvolvimento do fármaco, incluindo identificação de alvo, prova do mecanismo, prova de conceito, monitoramento do tratamento/segurança e mensuração do resultado. Esse é o primeiro sistema a fornecer terminologia padronizada e a classificar a confiabilidade dos marcadores em fases do ciclo de vida e áreas de conhecimento.

Acesse aqui o Thomson Reuters IntegritySM.

Fabrícia Carina Souza Araújo 

IMPORTANTE:  

Para acessar as bases do Portal de Periódicos da CAPES em computadores fora da UFCSPA é necessário configurar o Proxy. Confira aqui as instruções.
Para ter acesso Thomson Reuters IntegritySM é necessário o preenchimento de um cadastro prévio. Este cadastro pode ser realizado, preferencialmente em equipamentos conectados à rede da UFCSPA.
 


FONTE: Portal da Capes, 12.02.2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo