Fapergs lança edital para investir R$ 451 mil em pesquisa gastronômica gaúcha

O carreteiro é uma das receitas mais conhecidas da culinária do Rio Grande do Sul

                    A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), lançou nesta terça-feira (3) a segunda edição do edital Pesquisa RS Mais Gastronomia. O objetivo é aplicar recursos de mais de R$ 451 mil para incentivar a culinária regional e o turismo em todas as regiões do Estado. O projeto é realizado em parceria com a Casa Civil e o Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional (GT de Gastronomia).
                  O edital busca resgatar os aspectos culturais, sociais e econômicos da gastronomia gaúcha. O aporte financeiro é destinado a pesquisadores doutores nas áreas de sociologia, antropologia, gastronomia, história, geografia, química de alimentos, tecnologia de alimentos, turismo ou nutrição e interessados em executar estudos em instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas.

               As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 20 de janeiro de 2014. A divulgação final dos resultados sai no dia 24 de fevereiro. Serão apoiadas até quatro propostas, sendo uma por região. O regulamento e outras informações sobre o processo estão disponíveis no site www.fapergs.rs.gov.br, no menu Editais.

Tradicionalismo gastronômico

             Criado em dezembro de 2011 pelo governo Tarso Genro, o GT de Gastronomia tem o propósito de valorizar e integrar a diversidade cultural do Estado. O grupo promove uma grande rede institucional de pesquisa gastronômica, colocando em prática a interiorização governamental. Além de resgatar receitas tradicionais, divulga as características das etnias regionais inseridas na culinária gaúcha, como a influência das imigrações italiana, alemã, indígena, portuguesa e espanhola.

FONTE: FAPERGS, 3/12/2013


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo