segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Estudo aborda a motivação dos alunos para a utilização do Wiki no processo de ensino/aprendizagem



Por Wilson Gambeta

                E se os professores pudessem promover o desenvolvimento das competências dos seus alunos continuamente, em ambientes colaborativos, independentemente do tempo e do local, e não apenas em sala de aula?
                Esta questão teve resposta em 1995, quando Ward Cunningham desenvolveu a primeira ferramenta colaborativa chamada Ward’s Wiki cuja essência do termo assentou no princípio da ‘rapidez’. Hoje, qualquer atividade que envolva um grupo de pessoas, tal como o ensino envolve alunos e docentes, pode tirar partido das potencialidades de uma ferramenta como o Wiki, promovendo a colaboração, rapidez de resposta, novas experiências de trabalho e, provavelmente, o aumento da motivação. Esse princípio esteve na origem do artigo “Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia Wiki: um estudo prático no ensino superior”, publicado no volume 39 número 3 do periódico Educação e Pesquisa, por três pesquisadoras da Universidade de Aveiro, Portugal.
              As autoras estudaram a motivação dos alunos para a utilização dos Wikis no processo de ensino/aprendizagem, no âmbito do ensino superior. Uma experiência prática de utilização e edição de um Wiki, envolvendo os alunos e o professor de uma disciplina, para fins de elaboração de um trabalho prático, serviu de base ao estudo. Ao longo da experiência, os alunos editaram conteúdos sobre os trabalhos, discutiram e partilharam ideias com os colegas e docente e interagiram uns com os outros comentando os trabalhos. Realça-se que, apesar das ferramentas existirem, nem sempre são utilizadas. Como tal, o primeiro passo deve ser dado pelo ‘mentor’ do grupo, neste caso, pelo docente da disciplina. Note-se que, embora os alunos envolvidos nunca tivessem editado um Wiki, não sentiram grandes dificuldades e, após a experiência, a motivação para a sua utilização foi positiva, tendo-se verificado também um aumento da proximidade entre alunos e docente. Tanto os alunos como o docente entenderam que esta tecnologia Web 2.0 tem muito potencial para promover a aprendizagem no contexto atual, em que a informação está muito disponível e à distância de um “click”.


Para ler o artigo, acesse:
COSTA, Carolina; ALVELOS, Helena e TEIXEIRA, Leonor. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educ. Pesqui. [online]. 2013, vol.39, n.3 [citado  2013-10-18], pp. 775-790. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000300014&lng=pt&nrm=iso>.


FONTEScielo em Perspectivas Humanas, 8/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: