Portal Veduca reúne cursos online gratuitos de universidades brasileiras e americanas


Portal de educação Veduca traz videoaulas de professores de universidades

             estrangeiras legendadas em português.




       Alternativa de crescente popularidade em países como os Estados Unidos, os massive open online courses (moocs, na sigla em inglês para cursos online abertos oferecidos em larga escala), produzidos por professores de prestigiosas universidades norte-americanas como MIT, Harvard, Stanford e Yale, estão mais acessíveis a alunos brasileiros.
       Elaborados para plataformas da web, com videoaulas sobre conteúdos de disciplinas ministradas em graduações tradicionais, boa parte dos moocs disponibilizados no portal Veduca (veduca.com.br) vem com legendas em português. O site trás material de 21 áreas, de ciências humanas, como literatura, história e filosofia, e exatas, como matemática, física e química.
      Também há cursos produzidos por instituições brasileiras, como as Universidades de São Paulo (USP), de campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), como os de Cálculo, da Unicamp, mais voltados ao público universitário.

A plataforma

      No ar desde março de 2012, o Veduca reúne mais de 5,5 mil aulas, já vistas por mais de 170 milhões de pessoas no Youtube. O portal conta com 16 das principais universidades do Brasil e do mundo, como Harvard, Stanford, Yale, MIT, Berkeley, USP, Unicamp e Unesp. Além das vídeoaulas de instituições do país, algumas têm legendas em português.

Certificado de conclusão 

Na quarta-feira passada, a USP lançou seus primeiros moocs. Os cursos Física Básica, de Vanderlei Salvador Bagnato, e Probabilidade e Estatística, de André Leme Fleury e Melvin Cymbalista, são organizados em videoaulas, disponíveis na plataforma Veduca, que traz também material de apoio. Quem tiver interesse pode agendar uma prova presencial para ter direito a certificado.

Acesse: www.veduca.com.br 


FONTE: Zero Hora, Caderno Vestibular, 18/06/2013, p. 8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo