Pesquisa mostra que 68% das pessoas compram genéricos no país
Medicamento genérico foi lançado a partir da Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999 |
Enquete sobre consumo nas farmácias ouviu 1.611 pessoas em 12 capitais.
De 1,6 mil entrevistados, 25% disseram que compram remédios de marca.
De 1,6 mil entrevistados, 25% disseram que compram remédios de marca.
Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha em 12 capitais brasileiras sobre o
perfil dos consumidores em farmácias particulares aponta que 68% das 1.611
pessoas entrevistadas têm o hábito de comprar medicamentos genéricos.
Outros 25% dos homens e mulheres ouvidos – todos acima dos 18 anos –
declararam adquirir remédios de marca. Entre a classe A, essa taxa subiu para
42%. Os demais indivíduos disseram usar outros tipos de drogas: similares,
biológicas, manipuladas, homeopáticas e fitoterápicas. Os índices de cada um
desses produtos, porém, não ultrapassaram os 2%.
O levantamento do Datafolha – feito entre os dias 6 e 7 de novembro e
concluído no fim de dezembro do ano passado – revela, ainda, que 94% da
população adulta entrevistada tem o hábito de fazer compras regularmente em
farmácias e drogarias.
Entre o público que costuma frequentar as farmácias do país, segundo o
Datafolha, 55% são mulheres, 65% têm entre 26 e 59 anos, 43% têm ensino médio e
23% concluíram o curso superior, 48% pertencem à classe C e 70% exercem alguma
atividade remunerada.
Os resultados mostram também como os clientes identificam os vendedores e o
farmacêutico responsável ao chegar ao local. Ao todo, 79% conseguem saber quem
são os balconistas e 46%, quem é o farmacêutico.
A pesquisa quantitativa foi feita a pedido do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), instituição de pós-graduação centrada no mercado
farmacêutico. Os participantes responderam a um questionário de 18 minutos de
duração em pontos de fluxo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte,
Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Campo Grande, Goiânia,
Belém e Manaus.
FONTE: G1, 24/02/2013
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