Ações fortalecem a autoestima e a saúde feminina

Ações de saúde alusivas ao dia Intenacional da Mulher 
Foto: Divulgação/PMPA

               Saúde da Mulher: você merece esse cuidado. Essa é a mensagem central das ações que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre realiza nos serviços da rede de atenção básica, neste mês, para marcar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Com o objetivo de fortalecer a autoestima e os cuidados com a saúde, as mulheres que estiverem circulando no Largo Glênio Peres na quarta-feira, 6, das 11h às 19h, serão contempladas com momentos de embelezamento (penteado e maquiagem) e, ao mesmo tempo, receberão informações sobre prevenção e promoção da saúde feminina. Com a distribuição de material educativo, as usuárias serão orientadas sobre os riscos do câncer de mama e do colo de útero, a importância dos exames preventivos e de programas voltados à saúde da mulher desenvolvidos na rede municipal.

          O câncer de mama é a primeira causa de óbito nas mulheres em idade fértil e a segunda em todas as faixas etárias em Porto Alegre. O Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) estima a incidência de 125 casos de câncer de mama por 100 mil habitantes na Capital. Já o câncer do colo de útero é a quarta causa de óbito por câncer em mulheres em Porto Alegre, e a estimativa do INCA é de 19 novos casos por 100.000 mulheres. Diante desses dados, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para a melhoria dos indicadores.

         As ações, que se estendem até as 19h para contemplar o atendimento à usuária trabalhadora, têm por objetivo sensibilizá-las para os principais agravos relacionados à mulher, estimular os cuidados preventivos e promover saúde e qualidade de vida. As usuárias serão recebidas num espaço de 100 metros quadrados montado no Largo Glênio Peres, com ambiente climatizado.

         Durante todo o mês de março, extensa programação preparada pelas unidades e serviços de saúde irá enfocar a saúde feminina. As ações incluem a realização de exames preventivos como o de colo de útero e de mama e solicitações de exames de mamografia. Também serão realizadas rodas de conversa, atividades em grupo, palestras e oficinas tratando de temas como nutrição, osteoporose, saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, amamentação e estilo de vida saudável. Serão oferecidas atividades culturais de música, dança, teatro e cinema que contemplem temas ligados ao universo feminino.

          A programação inclui ainda momentos de embelezamento - maquiagem, manicure, corte de cabelo e dicas de beleza, além de ensaio fotográfico individual e coletivo com usuárias. Caminhadas, feiras de artesanato e oficinas culinárias também integram a programação. O Pronto Atendimento Bom Jesus, por meio do grupo de trabalho da humanização, realizará palestras e vivências voltadas à saúde  feminina na quinta-feira, 7, nos turnos da manhã e tarde, a partir das 9h, no auditório BJ. Os horários e as atividades que serão desenvolvidas em cada serviço podem ser conferidas pelas usuárias nas próprias unidade de saúde.

Confira a programação nas Gerências Distritais de Saúde:

 
Texto de: Ana Lúcia Fumegali
Edição de: Vanessa Oppelt Conte


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo