quarta-feira, 6 de março de 2013

Ações fortalecem a autoestima e a saúde feminina

Ações de saúde alusivas ao dia Intenacional da Mulher 
Foto: Divulgação/PMPA

               Saúde da Mulher: você merece esse cuidado. Essa é a mensagem central das ações que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre realiza nos serviços da rede de atenção básica, neste mês, para marcar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Com o objetivo de fortalecer a autoestima e os cuidados com a saúde, as mulheres que estiverem circulando no Largo Glênio Peres na quarta-feira, 6, das 11h às 19h, serão contempladas com momentos de embelezamento (penteado e maquiagem) e, ao mesmo tempo, receberão informações sobre prevenção e promoção da saúde feminina. Com a distribuição de material educativo, as usuárias serão orientadas sobre os riscos do câncer de mama e do colo de útero, a importância dos exames preventivos e de programas voltados à saúde da mulher desenvolvidos na rede municipal.

          O câncer de mama é a primeira causa de óbito nas mulheres em idade fértil e a segunda em todas as faixas etárias em Porto Alegre. O Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) estima a incidência de 125 casos de câncer de mama por 100 mil habitantes na Capital. Já o câncer do colo de útero é a quarta causa de óbito por câncer em mulheres em Porto Alegre, e a estimativa do INCA é de 19 novos casos por 100.000 mulheres. Diante desses dados, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para a melhoria dos indicadores.

         As ações, que se estendem até as 19h para contemplar o atendimento à usuária trabalhadora, têm por objetivo sensibilizá-las para os principais agravos relacionados à mulher, estimular os cuidados preventivos e promover saúde e qualidade de vida. As usuárias serão recebidas num espaço de 100 metros quadrados montado no Largo Glênio Peres, com ambiente climatizado.

         Durante todo o mês de março, extensa programação preparada pelas unidades e serviços de saúde irá enfocar a saúde feminina. As ações incluem a realização de exames preventivos como o de colo de útero e de mama e solicitações de exames de mamografia. Também serão realizadas rodas de conversa, atividades em grupo, palestras e oficinas tratando de temas como nutrição, osteoporose, saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, amamentação e estilo de vida saudável. Serão oferecidas atividades culturais de música, dança, teatro e cinema que contemplem temas ligados ao universo feminino.

          A programação inclui ainda momentos de embelezamento - maquiagem, manicure, corte de cabelo e dicas de beleza, além de ensaio fotográfico individual e coletivo com usuárias. Caminhadas, feiras de artesanato e oficinas culinárias também integram a programação. O Pronto Atendimento Bom Jesus, por meio do grupo de trabalho da humanização, realizará palestras e vivências voltadas à saúde  feminina na quinta-feira, 7, nos turnos da manhã e tarde, a partir das 9h, no auditório BJ. Os horários e as atividades que serão desenvolvidas em cada serviço podem ser conferidas pelas usuárias nas próprias unidade de saúde.

Confira a programação nas Gerências Distritais de Saúde:

 
Texto de: Ana Lúcia Fumegali
Edição de: Vanessa Oppelt Conte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: