Saúde Municipal leva serviços e informação para a rua

        
Foto: Carolina Grossini/PMPA
Atividades serão desenvolvidas de terça a quinta-feira, no Centro


         Uma feira de serviços e informação sobre o que a Prefeitura de Porto Alegre oferece em benefício da saúde da população será aberta às 13h30 desta terça-feira, 18, na Praça XV, com atividades que se estenderão até as 18h. O evento ganhou o nome de Saúde na Rua. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e patrocinado pela Sociedade Sulina Divina Providência, continua até quinta-feira, 20, das 9h às 18h.

          As atividades serão desenvolvidas em uma área de 300 metros quadrados, onde estarão estandes da Coordenação-Geral de Atenção Primária em Saúde, Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Coordenação Municipal de Urgências, Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Programação - No primeiro dia, o público poderá participar da Oficina da Geladeira, no espaço da CGVS, onde a Equipe de Vigilância de Alimentos vai ensinar maneiras adequadas de armazenamento de produtos para refrigeração. A oficina será repetida quinta-feira. Nesta terça-feira e nos outros dois dias, a Vigilância em Saúde estará presente também com orientações sobre precaução contra raiva transmitida por animais e cuidados para prevenção à dengue - que devem ser reforçados nesta época de calor. Mais uma vez, o assunto será tratado com bom humor, em sessões de Teatro da Dengue, encenado pela dupla de atores Reysoli e Sibele.

Além disso, na quarta-feira, a CGVS levará para a praça o Zé Gotinha (personagem que simboliza as campanhas de vacinação contra poliomielite) e fará exposição do projeto Divindade das Águas. Esta é uma iniciativa realizada inicialmente no Morro da Polícia, envolvendo profissionais de saúde e a comunidade em ações de enfrentamento à poluição das águas de arroios, ocasionada principalmente pelo despejo de lixo nesses locais.

Outros serviços - Também na quarta-feira, das 15h às 17h, será realizada uma Oficina de Primeiros Cuidados com o Bebê, ministrada por equipe do Hospital Presidente Vargas. Profissionais do HMIPV vão prestar ainda, quarta e quinta-feira, pela manhã e à tarde, orientações sobre o teste do pezinho, feito em recém-nascidos para diagnosticar precocemente doenças do metabolismo e enfermidades genéticas ou infecciosas que podem produzir lesões irreversíveis, como retardo mental. Outro serviço prestado pelo hospital serão informações a respeito de formas de contágio, sintomas e tratamento das hepatites virais, na quinta-feira, das 15h30 às 16h30.

A atenção primária em saúde vai oferecer testes rápidos de gravidez, antopometria (avaliação de peso e altura) e informações sobre nutrição, prevenção ao câncer de boca e proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis (como a Aids), em horários alternados. E o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) fará demonstrações, durante todo o dia de quarta e quinta-feira, de como as pessoas devem proceder em casos de primeiros socorros a vítimas de situações como afogamento ou infarto.

Campanha - Farão parte também da feira Saúde na Rua as atividades que integram a campanha Viva Porto Alegre Mais Saudável, lançada no último domingo, na Usina do Gasômetro. O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas, com ações lúdicas e criativas, sobre a importância de prevenir acidentes de trânsito, afogamentos e queimaduras com fogos de artifício nesta época de comemorações de final de ano. A campanha estimula também que as pessoas tenham mais atenção e cuidado com a saúde emocional de familiares e amigos, já que este é um período em que se verifica aumento de casos de depressão.

Texto de: Rui Felten
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo