terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Saúde Municipal leva serviços e informação para a rua

        
Foto: Carolina Grossini/PMPA
Atividades serão desenvolvidas de terça a quinta-feira, no Centro


         Uma feira de serviços e informação sobre o que a Prefeitura de Porto Alegre oferece em benefício da saúde da população será aberta às 13h30 desta terça-feira, 18, na Praça XV, com atividades que se estenderão até as 18h. O evento ganhou o nome de Saúde na Rua. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e patrocinado pela Sociedade Sulina Divina Providência, continua até quinta-feira, 20, das 9h às 18h.

          As atividades serão desenvolvidas em uma área de 300 metros quadrados, onde estarão estandes da Coordenação-Geral de Atenção Primária em Saúde, Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Coordenação Municipal de Urgências, Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Programação - No primeiro dia, o público poderá participar da Oficina da Geladeira, no espaço da CGVS, onde a Equipe de Vigilância de Alimentos vai ensinar maneiras adequadas de armazenamento de produtos para refrigeração. A oficina será repetida quinta-feira. Nesta terça-feira e nos outros dois dias, a Vigilância em Saúde estará presente também com orientações sobre precaução contra raiva transmitida por animais e cuidados para prevenção à dengue - que devem ser reforçados nesta época de calor. Mais uma vez, o assunto será tratado com bom humor, em sessões de Teatro da Dengue, encenado pela dupla de atores Reysoli e Sibele.

Além disso, na quarta-feira, a CGVS levará para a praça o Zé Gotinha (personagem que simboliza as campanhas de vacinação contra poliomielite) e fará exposição do projeto Divindade das Águas. Esta é uma iniciativa realizada inicialmente no Morro da Polícia, envolvendo profissionais de saúde e a comunidade em ações de enfrentamento à poluição das águas de arroios, ocasionada principalmente pelo despejo de lixo nesses locais.

Outros serviços - Também na quarta-feira, das 15h às 17h, será realizada uma Oficina de Primeiros Cuidados com o Bebê, ministrada por equipe do Hospital Presidente Vargas. Profissionais do HMIPV vão prestar ainda, quarta e quinta-feira, pela manhã e à tarde, orientações sobre o teste do pezinho, feito em recém-nascidos para diagnosticar precocemente doenças do metabolismo e enfermidades genéticas ou infecciosas que podem produzir lesões irreversíveis, como retardo mental. Outro serviço prestado pelo hospital serão informações a respeito de formas de contágio, sintomas e tratamento das hepatites virais, na quinta-feira, das 15h30 às 16h30.

A atenção primária em saúde vai oferecer testes rápidos de gravidez, antopometria (avaliação de peso e altura) e informações sobre nutrição, prevenção ao câncer de boca e proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis (como a Aids), em horários alternados. E o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) fará demonstrações, durante todo o dia de quarta e quinta-feira, de como as pessoas devem proceder em casos de primeiros socorros a vítimas de situações como afogamento ou infarto.

Campanha - Farão parte também da feira Saúde na Rua as atividades que integram a campanha Viva Porto Alegre Mais Saudável, lançada no último domingo, na Usina do Gasômetro. O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas, com ações lúdicas e criativas, sobre a importância de prevenir acidentes de trânsito, afogamentos e queimaduras com fogos de artifício nesta época de comemorações de final de ano. A campanha estimula também que as pessoas tenham mais atenção e cuidado com a saúde emocional de familiares e amigos, já que este é um período em que se verifica aumento de casos de depressão.

Texto de: Rui Felten
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: