Cientistas identificam grupo de neurônios que controlam memória


Pesquisadores brasileiros e suecos realizaram estudo em conjunto.
Nicotina ativa células e 'mexe' com a memória, afirma neurocientista.
   
Uma pesquisa publicada na revista "Nature Neuroscience" no último domingo (7) identifica um grupo de neurônios que tem como papel controlar a entrada e a saída de memórias no cérebro. O estudo foi realizado em parceria entre cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, com pesquisadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


As células, chamadas OLM, estão localizadas no hipocampo, área do cérebro ligada à formação de novas memórias. Ao serem desativadas, elas ajudam a absorver uma sensação, por exemplo um cheiro ou uma imagem, e transformá-la em memória. Ao serem ativadas, elas priorizam os sinais provenientes do próprio hipocampo em vez de estímulos sensoriais, atuando para "puxar" pela memória e lembrar de algo, afirma o neurocientista Richardson Leão, da UFRN, um dos autores do estudo.

Para Leão, o estudo "é o primeiro a mostrar que um único grupo de células é capaz de controlar tanto a formação quanto a evocação de memórias". A pesquisa avança no caminho para, no futuro, ser possível ativar memórias de forma artificial ou limitar a absorção de informações pelo hipocampo, por exemplo, de acordo com o neurocientista.

No caso de pessoas com Alzheimer, que têm perda na capacidade de armazenar memórias, a pesquisa pode permitir a criação de tratamentos levando em conta este grupo de neurônios, pondera Leão.


Para o estudo foram usados camundongos de laboratório transgênicos e uma combinação de técnicas inovadoras que possibilitaram, pela primeira vez, tornar os neurônios sensíveis a diferentes tipos de lasers, permitindo, assim, não apenas identificar o grupo específico em questão como também controlá-lo.

Os neurônios descobertos carregam um receptor para a nicotina. "Verificamos que as células são sensíveis a essa substância. A nicotina ativa as células, influencia o processo cognitivo", diz o neurocientista.

Para Leão, o estudo abre caminho para ser possível, futuramente, pesquisar um medicamento com fórmula parecida com a da nicotina, mas sem outros efeitos da substância, que permita ativar este grupo de neurônios e assim ajudar no tratamento de doenças como mal de Alzheimer e esquizofrenia.


FONTE: Bem Estar, 8/10/2012.


Leia o artigo aqui:
Leão, Richardson N. et al. OLM interneurons differentially modulate CA3 and entorhinal inputs to hippocampal CA1 neurons. Nature Neuroscience. published online 7 October 2012; doi:10.1038/nn.3235. Disponível em: http://www.nature.com/neuro/journal/vaop/ncurrent/pdf/nn.3235.pdf Acesso em: 9/10/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo