Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo

Letras maiores provocam uma resposta emocional mais forte.
Pesquisa alemã foi publicada pela revista "PLoS One".

Aperte ao mesmo tempo as teclas “Control” e “+” do seu computador. Aperte novamente. Mais uma vez. Agora, este texto vai causar um efeito mais forte no seu cérebro do que se você não tivesse aumentado o tamanho.
A conclusão de que o tamanho da letra afeta a recepção da mensagem é de um estudo alemão publicado na quarta-feira (9) pela revista científica “PLoS One”. Independentemente do significado da palavra, a fonte maior provoca uma resposta emocional mais forte.

A equipe de Mareike Bayer, da Universidade Humboldt, de Berlim, fez a pesquisa com 25 voluntários. Eles leram 72 palavras diferentes, classificadas como positivas, negativas ou neutras, em diferentes tamanhos.

Enquanto isso, o cérebro de cada um era monitorado com um eletroencefalograma, que mede as correntes elétricas na cabeça. O experimento mostrou que as letras maiores produziram emoções mais duradouras do que as letras menores.

Segundo os pesquisadores, o tamanho dos estímulos também influencia as emoções em conteúdos ligados ao medo, ao nojo e ao sexo.

“A descoberta aponta a grande relevância da linguagem escrita na sociedade atual como uma fonte importante de sentido emocional”, afirma o artigo.

PS: Para voltar o texto para o tamanho normal, pressione as teclas “Control” e “-” do teclado.

FONTE: G1 - Ciência e Saúde, 9/05/2012
 
Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar