SUS bancará aparelhos e implantes


     O governo federal incluiu dois novos tratamentos dentários na lista de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
       Procedimento de ortodontia (correção dos dentes) e implante dentário passarão a fazer parte do programa de saúde bucal Brasil Sorridente.

     O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Caberá às secretarias de saúde estaduais e municipais, no entanto, garantir a oferta dos novos serviços.
     Lançado em 2004, o programa Brasil Sorridente oferece, por exemplo, tratamento de gengiva, canal e exames para detecção de câncer bucal. A ampliação do programa de saúde bucal foi uma das promessas da atual presidente na campanha de 2010.
     A inclusão dos dois novos procedimentos exigirá um recurso adicional de R$ 134 milhões para o programa, oferecido em 853 centros de atendimento em todos os Estados e no Distrito Federal. A verba será repassada pelo Fundo Nacional de Saúde aos Estados e municípios de acordo com o ritmo de atendimentos realizados.
   O governo pretende fazer pelo SUS, somente neste ano, um milhão de atendimentos de ortodontia e outros 150 mil de implante dentário. Em 2010, o Brasil Sorridente teve um orçamento de R$ 710 milhões e realizou ao todo 25 milhões de atendimentos.

Fonte: Zero Hora, 1/05/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo