Profissões que exigem esforço físico demandam cuidados e preparo de atleta

No Dia do Trabalho, ortopedista fala sobre problemas que mais afetam esses trabalhadores.



No Dia do Trabalho, vale perguntar: você já parou para pensar quantos quilômetros um carteiro anda diariamente? E um coletor de lixo? Esses trabalhadores poderiam até ser comparados a um maratonista, por conta das longas distâncias que percorrem. Os pedreiros carregam tijolos e blocos de cimento a todo o momento, mas será que eles têm o mesmo preparo físico de um atleta para exercer tamanho esforço? Essas profissões que exigem tanto força física quanto o treinamento de esportista merecem também atenção e cuidados específicos para evitar lesões e dores musculares.

Segundo o médico Rogério Teixeira da Silva, doutor em ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as lesões que mais afetam os esportistas e também os profissionais são aquelas de esforço repetitivo, como a lombalgia, que atinge pessoas que andam muito ou carregam peso em excesso, sobrecarregando a coluna.

— Existe uma série de fatores de risco que podem aumentar as chances de uma pessoa ter lombalgia, como a genética, sedentarismo, má postura, excesso de peso, entre outros. Essa enfermidade pode ser identificada pelas dores que afetam a região inferior da coluna vertebral, com intensidade progressivamente aumentada e agravada pela mobilidade, além das contrações musculares — completa o especialista.

De acordo com o Ministério das Comunicações do Brasil, para entregar correspondências em todo o País, os 55 mil carteiros dos Correios andam, por dia, o equivalente a 280 mil quilômetros. Além da longa caminhada — aproximadamente 5 km diários — cada carteiro carrega uma bolsa cheia de correspondências em seus ombros. O mesmo acontece com os coletores de lixo, que percorrem longas distâncias todos os dias levando materiais pesados.

Não à toa, 23% dos brasileiros sofrem com dores lombares, de acordo com a pesquisa "Dor no Brasil", realizada pela Pfizer e conduzida pelo Ibope, com 1,4 mil pessoas em nove regiões metropolitanas. Além disso, a dor nas costas é ainda considerada a mais prejudicial à atividade profissional para 42% dos entrevistados, segundo essa mesma pesquisa. Com os pedreiros, trabalhadores que carregam muito peso, ou até mesmo com babás, que ficam com uma criança no colo o dia todo, a realidade não é diferente e o esforço físico já faz parte do cotidiano.
É importante sempre procurar um médico assim que qualquer dor incomodar para obter um diagnóstico correto da causa do problema. Afinal, a dor pode ocorrer nas costas, mas a causa pode não estar nessa região. Existem exercícios que ajudam a tratar as dores lombares, como pilates e ioga, ou até mesmo atividades como fisioterapia e RPG, que buscam a correção postural do paciente e auxiliam na diminuição da lombalgia. No entanto, se o problema não for resolvido ou estiver em fase avançada, geralmente são utilizados tratamentos medicamentosos com anti-inflamatórios.
Dicas para evitar a lombalgia
  •  Antes de iniciar uma dura carga de trabalho ou uma longa caminhada, fazer alongamentos que estimulem a flexibilidade do corpo;   
  • Ter postura adequada quando estiver em pé: pés ligeiramente afastados, joelhos levemente flexionados e coluna reta;
  • Manter as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
  • Praticar exercícios que fortaleçam a coluna, como abdominais;
  • Fazer pequenas pausas no trabalho de hora em hora;
  • Utilizar sapatos baixos, com solas mais grossas, pois absorvem impactos;
  • Escolher bolsas com alças mais longas, de maneira que a alça fique cruzada nos ombros e, quando andar por longas distâncias carregando-a, revezar os lados para não haver sobrecarga;
  • Quando carregar alguma criança, ou peso excessivo, faça isso com as duas mãos, equilibrando o que carrega junto ao corpo.
 Fonte: Bem Estar
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo