Combate a Resistência Antimicrobiana é tema escolhido pela OMS no Dia Mundial da Saúde


O combate à resistência antimicrobiana é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de Abril de 2011. A resistência ocorre quando os microorganismos - bactérias, vírus, fungos e parasitas - se tornam resistentes à maior parte dos remédios usados nos tratamentos e passam a ser chamados de superbactérias.

Segundo informações da OMS, a resistência aos antimicrobianos ameaça vários tratamentos, como o controle do HIV, da malária e da tuberculose - três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo. Os germes resistentes elevam o risco de morte, são transmitidos entre as pessoas e geram grandes custos tanto para os pacientes quanto para a sociedade. A cada ano surgem no mundo 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil óbitos.

A organização alerta que o aumento de casos está relacionado ao uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, ao abandono de tratamentos, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade e falta de controle e empenho por parte dos governos.

No Dia Mundial da Saúde, a OMS lançará uma política com seis pontos para o controle da resistência antimicrobiana e apelará aos países e autoridades de saúde para que a adotem. Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias do País somente pode ser realizada com apresentação de duas vias da prescrição médica. A iniciativa pretende restringir a automedicação. Uma via é retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo