Dia Mundial do Hanseniano

        Nesta segunda-feira (24/01), é celebrado o Dia Mundial do Hanseniano.
        No Brasil, há aproximadamente 45 mil casos de hanseníase diagnosticados, sendo 7.400 na região Sudeste.


--------------------------------------------------------------------------------

       De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Cleo Borges, ainda existem pontos que dificultam o tratamento, especialmente no setor público, como acessibilidade, falta de capacitação dos profissionais e a falsa idéia de que a hanseníase "acabou" em algumas partes do País.

       Com isso, o especialista explica que a hanseníase acaba se tornando uma doença negligenciada pelos gestores municipais, com pouco investimento e falta de atenção devida. “Este cenário contribui para uma baixa adesão ao tratamento, por parte do próprio paciente, que enfrenta ainda o preconceito da doença, referenciada como ‘coisa ruim’, ‘morte’, epidemia, exclusão, pobreza”, explica.


     No enfrentamento da hanseníase, o médico de família e comunidade (MFC) atua como agente promotor de qualidade de vida ao paciente e na detecção precoce da hanseníase. “O MFC é capaz de fazer um diagnóstico precoce de qualquer alteração dermatológica e, nos casos confirmados de hanseníase, pode usar uma ferramenta de grande importância: o exame dos contactantes”. Borges ressalta a necessidade promover ações diárias e vigilância contínua por meio de um programa de trabalho anual que contemple o diagnóstico de novos casos e o término do tratamento dos já existentes.


    Sobre a hanseníase


    Doença transmissível através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala, espirro e também do contato direto com as lesões da pele de uma pessoa com hanseníase que não está em tratamento. A hanseníase é causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae), e afeta principalmente a pele e os nervos, o que causa limitações de mobilidade em seus portadores.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28771:2401-dia-mundial-do-hanseniano-sudeste-tem-mais-de-sete-mil-casos-da-doenca&catid=47:cat-saude&Itemid=328


    Acesse também:

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/exposicoes/dia_hanseniano/legis.html


Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo