Álcool gel é pouco eficaz, diz estudo


Lavar as mãos com álcool gel, uma medida preventiva muito popular durante a pandemia de gripe A em 2009, não aumenta a proteção contra o vírus H1N1.
É o que afirma estudo divulgado em 12/09 em conferência médica nos estados Unidos.


- Um desinfetante de mãos à base de álcool não reduz de forma significativa a frequência das infecções por rinovírus (responsáveis pelo resfriado, entre outros) ou o vírus da gripe - afirmam os autores do trabalho, desenvolvido pela Universidade de Virgínia financiada pela Dial Corporation, uma empresa de produtos de higiene e cuidados do lar.
O estudo foi apresentado em Boston, na conferência intercientífica sobre agentes antimicrobianos e quimioterapia, que reúne em torno de 12 mil especialistas em doenças infecciosas.
- Os resultados do estudo sugerem que a transmissão pelas mãos é talvez menos importante para a propagação do rinovírus do que se acredita - afirmam os autores.
Os cientistas concluíram que 12 de cada cem participantes do grupo que lavou regularmente as mãos com álcool gel foram contaminados com o H1N1, enquanto que no grupo que não usou desinfetante, 15 em cem contraíram a doença.


Fonte: Zero Hora, 13 de setembro de 2010. p. 37


Deixe seu comentário:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atlas Virtual de Anatomia Humana

Protocolos básicos de segurança do paciente nortearão atendimento hospitalar

Tamanho da fonte afeta forma como você lê o texto, diz estudo